terça-feira, 3 de abril de 2012

Guia estimula doações ao Fundo da Criança via Imposto de Renda

Guia estimula doações ao Fundo da Criança via Imposto de Renda

No dia 30 de abril termina o prazo de entrega do Imposto de Renda (IR) e também a oportunidade de fazer uma boa ação, já que toda empresa ou cidadão pode dedicar parte de seu imposto a projetos sociais. No caso das empresas, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), qualquer pessoa jurídica pode destinar até 1% de seu imposto devido diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente nacional, estaduais ou municipais.

Para maximizar o número de doadores, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) lançou o guia “Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente – Como investir seu imposto de renda em benefício das nossas crianças e adolescentes”, disponível no site conselhodacrianca.al.gov.br.

Os Fundos são administrados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, formados por representantes da sociedade civil e do governo. Os Conselhos têm o papel de deliberar e controlar ações com foco em crianças e adolescentes e, por consequência, o uso dos recursos destinados aos referidos Fundos. Os Fundos também recebem doações de pessoas físicas. Para esse público, a dedução é limitada a 6% do Imposto de Renda e a partir deste ano as pessoas físicas poderão optar pela doação com dedução diretamente em sua Declaração de Ajuste Anual.

Com isso, a pessoa física não mais precisará efetuar as doações até o dia 31 de dezembro, como era a praxe, para informá-las na Declaração de Ajuste Anual do exercício seguinte. Mesmo após encerrado o ano, a pessoa física poderá optar por doar uma parte de seu imposto devido, a ser verificado na elaboração de sua Declaração, cujo limite este ano é até 30 de abril.
 
por Wagner Melo/Sistema Fiea

Nenhum comentário: