sábado, 14 de fevereiro de 2015

Especialista explica as novas regras sobre o Imposto de Renda 2015 A entrega poderá ser feita por meio do programa Receitanet, disponibilizado no site da Receita Federal online

No próximo dia 2 de março a Receita Federal do Brasil já estará recebendo as declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, referentes ao ano de 2015. Segundo Aristeu Tolentino, especialista em IR da Prolink Contábil, os contribuintes podem fazer rascunho da declaração até o dia 28 de fevereiro. Após isso, os dados devem ser transferidos ao formulário definitivo até o dia 30 de abril.
Segundo o especialista, está obrigado a apresentar a declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil.
"Também deve declarar quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros, assim como quem auferiu ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita", explica.


A novidade, no entanto, fica por conta da Normativa 1531, que dispõe sobre a Declaração de Ajuste Anual – Imposto de Renda de Pessoa Física (2016- ano base 2015). Portanto, todos os serviços prestados de profissionais liberais devem ser comprovados por documentos de pagamento, no qual conste o nome do paciente/cliente, data de nascimento, CPF e data do atendimento. A normativa tem como objetivo localizar os infratores que sonegam ou declaram informações falsas ao IRPF.
Essa normativa deve ser aplicada a médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicanalistas e advogados. A entrega poderá ser feita por meio do programa Receitanet, disponibilizado no site da Receita Federal online.

Nenhum comentário: